Psicologia

 

Avaliação psicológica

 

      A avaliação psicológica tem em vista determinar o desenvolvimento do indivíduo em diversas áreas. A aplicação de uma bateria de provas psicológicas como complemento da entrevista, fornece ao técnico uma linha de base, condição essencial não só para a avaliação da necessidade de intervenção, como ainda para a definição da natureza da mesma nos casos em que se verifique necessário. 

 

      Tipos de avaliação disponibilizados:

 

- Avaliação do desenvolvimento global de crianças dos 0 aos 5 anos.

- Avaliação da prontidão para a entrada no 1º ciclo (antecipação escolar).

- Avaliação do desenvolvimento cognitivo e intelectual.

- Avaliação do desenvolvimento emocional e socio-afectivo.

- Avaliação da dislexia e outras dificuldades de aprendizagem.

 

Psicologia clínica

 

      A psicologia clínica visa a avaliação e o tratamento de problemáticas várias no âmbito da saúde mental, nomeadamente:

 

- Perturbações de ansiedade: medos, fobias, ansiedade aos exames.

- Perturbações do humor: depressão, isolamento, desmotivação.

- Perturbações do comportamento: hiperactividade, agressividade, comportamentos oposicionais e de desafio.

- Perturbações de eliminação: enurese e encoprese.

- Dificuldades de integração social: isolamento social, dificuldades de comunicação.

- Perturbação do sono: pesadelos, terrores nocturnos, insónias.

 

Orientação vocacional

 

      A orientação vocacional é um processo de tomada de decisão de carreira orientada por um técnico especializado.

 

      Este processo pretende:

 

- Proporcionar uma melhor adequação da escolha académica/profissional ao perfil de cada um.

- Promover uma maior e melhor consciencialização do mundo do trabalho e da sua complexidade.

- Informar sobre os diversos aspectos das saídas profissionais existentes tendo em conta os interesses e aspirações pessoais.

 

      Quando fazer?

 

      O final do 9º ano e o final do 12º ano constituem etapas cruciais relativamente à escolha do futuro profissional. Porém, não existe uma idade nem um ano escolar específico para aceder a um processo de Orientação Vocacional. É também recomendável a quem já entrou no mundo do trabalho e pretende fazer um redireccionamento da sua vida profissional.

 

Psicomotricidade

 

      A psicomotricidade vai de encontro às funções cognitivas, simbólicas, linguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial. 

 

      Pode incidir nos seguintes domínios:

 

      - Corporal, nomeadamente em perturbações do esquema corporal.

 

      - Relacional, nomeadamente, em situações de inibição psicomotora, hiperatividade e agressividade.

 

      - Cognitiva, por exemplo, nos défices de atenção.

 

      - Educativa, como afinamento das praxias coordenativas.

 

São realizadas atividades lúdicas, expressivas, de educação gestual e postural, terapia e reeducação gnoso-práxica e técnicas de relaxação e de consciencialização corporal.