Psicologia
Avaliação psicológica
A avaliação psicológica tem em vista determinar o desenvolvimento do indivíduo em diversas áreas. A aplicação de uma bateria de provas psicológicas como complemento da entrevista, fornece ao técnico uma linha de base, condição essencial não só para a avaliação da necessidade de intervenção, como ainda para a definição da natureza da mesma nos casos em que se verifique necessário.
Tipos de avaliação disponibilizados:
- Avaliação do desenvolvimento global de crianças dos 0 aos 5 anos.
- Avaliação da prontidão para a entrada no 1º ciclo (antecipação escolar).
- Avaliação do desenvolvimento cognitivo e intelectual.
- Avaliação do desenvolvimento emocional e socio-afectivo.
- Avaliação da dislexia e outras dificuldades de aprendizagem.
Psicologia clínica
A psicologia clínica visa a avaliação e o tratamento de problemáticas várias no âmbito da saúde mental, nomeadamente:
- Perturbações de ansiedade: medos, fobias, ansiedade aos exames.
- Perturbações do humor: depressão, isolamento, desmotivação.
- Perturbações do comportamento: hiperactividade, agressividade, comportamentos oposicionais e de desafio.
- Perturbações de eliminação: enurese e encoprese.
- Dificuldades de integração social: isolamento social, dificuldades de comunicação.
- Perturbação do sono: pesadelos, terrores nocturnos, insónias.
Orientação vocacional
A orientação vocacional é um processo de tomada de decisão de carreira orientada por um técnico especializado.
Este processo pretende:
- Proporcionar uma melhor adequação da escolha académica/profissional ao perfil de cada um.
- Promover uma maior e melhor consciencialização do mundo do trabalho e da sua complexidade.
- Informar sobre os diversos aspectos das saídas profissionais existentes tendo em conta os interesses e aspirações pessoais.
Quando fazer?
O final do 9º ano e o final do 12º ano constituem etapas cruciais relativamente à escolha do futuro profissional. Porém, não existe uma idade nem um ano escolar específico para aceder a um processo de Orientação Vocacional. É também recomendável a quem já entrou no mundo do trabalho e pretende fazer um redireccionamento da sua vida profissional.
Psicomotricidade
A psicomotricidade vai de encontro às funções cognitivas, simbólicas, linguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.
Pode incidir nos seguintes domínios:
- Corporal, nomeadamente em perturbações do esquema corporal.
- Relacional, nomeadamente, em situações de inibição psicomotora, hiperatividade e agressividade.
- Cognitiva, por exemplo, nos défices de atenção.
- Educativa, como afinamento das praxias coordenativas.
São realizadas atividades lúdicas, expressivas, de educação gestual e postural, terapia e reeducação gnoso-práxica e técnicas de relaxação e de consciencialização corporal.